Alunos são como borboletas ainda no casulo, esperando sua hora para voar!
Tenho que admitir que eu também participei de um grupo de professores que procuraram respostas prontas e receitas de bolo milagrosas na qual me explicassem passo a passo COMO eu deveria ensinar, O QUE eu deveria fazer ou até QUAL decisões deveria tomar frente a uma situação.
Pois hoje estou aqui para dizer a verdade nua e crua: NÃO EXISTE RESPOSTA PRONTA PARA ESTE PROBLEMA.
Estou prestes a concluir minha Pós-Graduação em Psicopedagogia, e após quase um ano e meio, posso falar com convicção que nenhum curso (Letras, Pedagogia, Psicologia ou Psicopegagogia) vão resolver esta questão. Na realidade o que precisamos mesmo é sim estudar muito, nos formar no que acreditamos e com certeza minha pós está sendo maravilhosa para o meu desempenho como professora, mas devemos manter em mente que as situações variam, assim como os sentimentos, os vínculos e assim por diante.
Vou dar um exemplo: Antigamente eu costumava preparar uma atividade para o grupo A. Quando dava certo eu me animava e apliacava a mesma atividade no grupo B. Acontece que o grupo B não gostava da atividade. Os grupos possuem características diferentes, idades diferentes, gostos diferentes, ou seja, nem tudo que dá certo em um grupo vai dar certo no outro.
Desta forma a mehor maneira de agradar as suas turmas é considerar as especificidades e particulariedades de cada grupo na hora de fazer um planejamento.
Isso não quer dizer que estudar Pedagogia ou Psicopedagogia seja em vão, muito pelo contrário! Vou falar sobre o curso de Psicopedagogia que é a minha área: É um curso que possibilita a compreensão de como e porque as coisas acontecem. O curso possibilita a visão de diferenciação entre cada caso analisado.
Portanto, continue aperfeiçoando seus conhecimentos e lembre-se que muitos fatores devem ser levados em consideração antes de tomar uma decisão.