Receita de Bolo

Alunos são como borboletas ainda no casulo, esperando sua hora para voar!

Tenho que admitir que eu também participei de um grupo de professores que procuraram respostas prontas e receitas de bolo milagrosas na qual me explicassem passo a passo COMO eu deveria ensinar, O QUE eu deveria fazer ou até QUAL decisões deveria tomar frente a uma situação.

Pois hoje estou aqui para dizer a verdade nua e crua: NÃO EXISTE RESPOSTA PRONTA PARA ESTE PROBLEMA.

Estou prestes a concluir minha Pós-Graduação em Psicopedagogia, e após quase um ano e meio, posso falar com convicção que nenhum curso (Letras, Pedagogia, Psicologia ou Psicopegagogia) vão resolver esta questão. Na realidade o que precisamos mesmo é sim estudar muito, nos formar no que acreditamos e com certeza minha pós está sendo maravilhosa para o meu desempenho como professora, mas devemos manter em mente que as situações variam, assim como os sentimentos, os vínculos e assim por diante.

Vou dar um exemplo: Antigamente eu costumava preparar uma atividade para o grupo A. Quando dava certo eu me animava e apliacava a mesma atividade no grupo B. Acontece que o grupo B não gostava da atividade. Os grupos possuem características diferentes, idades diferentes, gostos diferentes, ou seja, nem tudo que dá certo em um grupo vai dar certo no outro.

Desta forma a mehor maneira de agradar as suas turmas é considerar as especificidades e particulariedades de cada grupo na hora de fazer um planejamento.

Isso não quer dizer que estudar Pedagogia ou Psicopedagogia seja em vão, muito pelo contrário! Vou falar sobre o curso de Psicopedagogia que é a minha área: É um curso que possibilita a compreensão de como e porque as  coisas acontecem. O curso possibilita a visão de diferenciação entre cada caso analisado.

Portanto, continue aperfeiçoando seus conhecimentos e lembre-se que muitos fatores devem ser levados em consideração antes de tomar uma decisão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s