Reflexões texto: Elas sabem muito

Texto retirado da Revista Escola/2012 e apresentado em nossa Reunião Pedagógica nesta quarta-feira.

Tema: Registro de matemática na Educação Infantil

Como introduzir a numeração na Educação Infantil? Os números estão presentes no cotidiano das crianças e hoje ha a preocupação de registrar os momentos em que a matemática vai sendo introduzida e de que maneira o pensamento lógico vai se desenvolvendo.

Muitas vezes, professores usam recursos da matemática, mas se esquecem de registrar esses momentos. Não necessariamente o professor realizar o registro, mas a criança, pois dessa maneira, podemos compreender como o raciocínio está acontecendo.

Crianças de 3 a 4 anos podem usar grafismos abstratos ou até mesmo usar o desenho como representação dos objetos sendo contados. Muitas vezes não conseguem ainda compreender que apenas um algarismo pode representar grandes quantidades. Mais adiante, tentam utilizar o grafismo convencional dos algarismos, mas ainda não compreende que é possível utilizar apenas um número para representar a contagem. Por volta dos 5 para 6 anos, já conseguem entender esse conceito, mas ainda podem sentir a necessidade de desenhar o objeto sendo contado, uma vez que ainda não conseguem escrever.

“A turma estabelece relações entre a contagem e a notação numérica e reflete sobre regularidades do sistema” – as crianças se apoiam na numeração falada, e muitas vezes utilizam um número curinga para os números que ainda não conseguem representar. Em alguns casos, conseguem escrever as unidades, mas ainda não conseguem representar a dezena, e com isso, utiliza o mesmo número para esta representação. Apesar de se incomodar com a repetição de número (por exemplo, em um ditado ao invés de representar 35, escreve 15, da mesma maneira que escreve 15 para 85), acaba aceitando por não saber como resolver o problema. Por isso é importante a utilização de materiais de apoio, como calculadoras, fitas métricas e outros materiais.

Quando trabalhado na Educação Infantil, deve-se introduzir as noções numéricas através da socialização, para posteriormente realizar jogos e então perguntas. O papel do professor é fazer a mediação, com perguntas que levem as crianças a pensar, e refletir sobre o que as outras crianças pensam. Não devemos providenciar a resposta de imediato, mas guia-los a concluírem através das mediações.

 

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