Memória e o desenvolvimento da aprendizagem

A memória é fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem em geral. O termo refere-se ao armazenamento e recuperação de dados e envolve três procedimentos: codificação, armazenamento e recuperação.

Codificação: Antes do conteúdo ser armazenado, ele passa por um processo de codificação, que nada mais é do que a preparação do que vai ser armazenado. Esse processo também ocorre quando entra em contato com os nossos sentidos, sejam eles visuais, olfativos, gustativos ou táteis.  Nesta fase nós estamos no processo perceptivo e conseguimos codificar informações com facilidade.

Armazenamento: O armazenamento também depende da experiência para ocorrer. Conforme nós codificamos a informação, ela é armazenada temporariamente. Caso a pessoa não entre em contato com aquele conteúdo novamente, ele esquece.

Recuperação:  Quando precisamos de uma informação nós precisamos busca-la ou recuperá-la.

Tipos de memória: sensorial, de curto prazo e de longo prazo.

Memória sensorial: As informações que são armazenadas momentaneamente ficam em um sistema chamado memória sensorial. Esse processo ocorre rapidamente e geralmente desaparecem em menos de um segundo., a mens que seja transferida para um segundo sistema chamado Memória de Curto Prazo.

Memória de Curto Prazo: Para transferir o conteúdo para a memória de curto prazo basta prestar atenção neste conteúdo, tentar codificar a informação que têm significado. “A memória de curto prazo é tida como centro da consciência. Participa dele nossos pensamentos, informações, experiências, o que for-em qualquer ponto do tempo.” A repetição contribui para o armazenamento de informações na memória de curto prazo.  É ele o responsável por recuperar conteúdos da memória de longo prazo.

Memória de Longo Prazo: Para a informação passar para a memória de longo prazo, não basta simplesmente ocorrer repetição, deve haver um aprofundamento. Neste caso, a atenção é dobrada na informação na qual está sendo processada, atribuem significado para esse conteúdo.  Pode até ser que se repetirmos muitas vezes uma informação, ela possa chegar à memória de longo prazo.

A memória está relacionada com as experiências, são estruturas que as resgatam.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s