Entre a teoria e a prática existe um abismo

Quando se cursa Pedagogia e você já está atuando na área à 5 anos você percebe que a faculdade tem objetivos que são necessários, porém quase que impossíveis de se aplicar na prática. Como ser autônomo se a escola não confia no professor? Como confiar no professor se eles não são capacitados?

É um ciclo vicioso que deve ser quebrado, seja pelo próprio professor ao buscar estudo ou pela escola ao fornecer cursos, workshops, ou qualquer outra forma que tenha como objetivo o desenvolvimento pessoal. É necessário que o professor esteja em constante reflexão sobre a sua prática e por esse motivo hoje me encontro na faculdade novamente. Para ser sincera este curso não está me motivando como eu imaginei que fosse motivar. Talvez seja por que eu já fiz a Pós Graduação em Psicopedagogia, ou talvez seja por que os professores pregam algo que eles mesmos não estão fazendo.

Na teoria fala-se de um mundo cor-de-rosa, construtivo, acolhedor, socializador, mas na realidade encontramos salas lotadas, coordenação despreparada, gritos e intolerância. Existe um abismo entre o mundo ideal e a realidade, mas isso não quer dizer que devemos desistir. A formação do professor é fundamental, se reciclar também causa reflexão e cria novas indagações, masmo que você vá à faculdade e aprenda como não deve ser feito. Toda experiência é valida, basta saber como avaliar.

A questão toda é que: sabemos da nossa realidade, sabemos que é difícil, muitas vezes não nos sentimos motivados, nos sentimos desacreditados, mas devo falar: acredite, persista, encontre motivação, por que se você escolher ser Pedagoga você deve amar o que faz. Ser professora implica em ir contra a maré, enfrentar mães, alunos e muitas outras adversidades. Tem que amar! Apesar do abismo se não acreditarmos, estudarmos e encontrarmos motivaçao, não mudaremos nossa realidade nunca. Não basta ter voz e reclamar, temos que agir, sermos melhores professores, buscarmos a reflexão, só assim conseguiremos nos aproximar da teoria.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s