Faculdade – Pedagogia

Quem pensa que a faculdade vai te ensinar a ser professor, se engana. A teoria é apresentada, matérias complexas, como a criança aprende, como se desenvolve? Como lidar com crianças dificeis? Na teoria é tudo lindo, parece fácil. Na prática é tudo quase que imprevisível, o que temos que aprender é a lidar com circunstâncias adversas. O que dá certo com um aluno, pode não dar certo com o outro.

Ensinar é mais complexo do que parece, pelo menos para aqueles que realmente se importam. Por que para aqueles professores que não se importam ensinar é apenas mecânico. O professor que não se importa entra na sala de aula, fala a matéria e se o aluno aprender, ótimo, se não que pena, não está fazendo sua parte…

Mas para aqueles que se importam, ensinar vai além da sala de aula. Já ouviu algum professor falando que “levou para casa”, pois então, nós levamos. Mas levar o que?

Levamos dúvidas, indagações e reflexões que vão além do que os alunos trazem. O professor que se importa sempre reflete sobre a sua prática, sempre busca melhorar, se adaptar, rever seus conceitos. Como motivar os alunos? Como proporcionar uma aula mais interativa? É fácil cair na rotina, mas lembre-se que crianças precisam de desafios. A faculdade é de fundamental importância, mas não se engane, você não vai sair prontinho. O jogo de cintura para lidar com a sala de aula é adquirida com o tempo, na prática mesmo. E o professor também é um eterno aprendiz. Lembre-se que somos humanos, também erramos, mas temos que aprender com nossos erros e devemos ser humildes em relação ao próprio erro. Não há vergonha em errar, só há vergonha em continuar cometendo o mesmo erro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s