Behaviorismo e Teoria de Piajet

Estava navegando na internet e achei este site sobre Behaviorismo.

http://penta2.ufrgs.br/edu/cai/behaensi1.html

Impacto do Behaviorismo na Educação


Cada  professor tem alguma crença ou teoria sobre aprendizagem, que é o elemento motor de sua estratégia de ensino.

Professores que concordam com as afirmativas abaixo, são coerentes com os psicólogos que seguem a teoria comportamentalista:

  • Estudantes necessitam de notas, estrelas douradas e outros incentivos para aprender e cumprir as tarefas escolares
  • Estudantes deveriam receber notas de acordo com padrões uniformes de resultados alcançados que o professor estabeleceu para a classe
  • Curriculum deve ser organizado por temas que são cuidadosamente organizado em seqüências

Professores que aceitam a pespectiva comportamentalista assumem que o comportamento dos estudantes é uma resposta a seu ambiente passado e presente e que todo o comportamento é aprendido. Como decorrência, qualquer comportamento pode ser analisado em termos de seu histórico de reforços. Uma vez que a aprendizagem é uma forma de modificação de comportamento, a responsabilidade do professor é construir um ambiente em que o comportamento correto do estudante seja reforçado.

Concordo com as palavras acima, mas ainda acredito na teoria de Piaget que defende o desenvolvimento cognitivo de acordo com a idade. É impossivel, na minha opinião, ser apenas Behaviorista ou apenas Piagetiana, acredito que um complementa o outro.

Impossivel falar de Piajet sem escrever muito sobre sua obra e seu estudos, mas procurando falar de forma breve, Piajet acreditava que o estímuo deveria vir de dentro para fora, enquanto o Behaviorismo acreditava que o estímulo deveria vir do externo.

Piajet acreditava que a criança precisava ser capaz de se adaptar às novas situações, modificando suas estruturas a fim de compreender o mundo, enquanto o Behaviorismo acreditava que o ser precisa ser estimulado através de reforços positivos para dar a resposta desejada.

Na minha opinião o aprendizado é tudo isso e mais um pouco. As duas teorias se complementam e nos auxiliam quanto professores. Com certeza as Teorias contribuiram muito para a Psicologia, Pedagogia e Psicopedagogia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s