Bullying (por Ana Beatriz Barbosa)

De acordo com a Psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, o bullying acontece quando uma criança está se divertindo enquanto magoa outra. A brincadeira encontra o seu limite quando para de ser agradável para ambas as partes e começa a chatear alguém.

“No fenômeno bullying, você tem 3 agentes: quem agride, as vítimas e os espectadores.”

Neste caso, os espectadores sabem que o bullying é errado, mas acaba apoiando, por terem medo de serem as próximas vítimas.

Sintomas psicossomáticos causados pelo Bullying: náuseas, enjoo, insônia, diarréia

Esses sintomas podem indiar que crianças podem estar sofrendo bullying na escola, caso elas se sintam muto mal antes de ir para a escola. Isso pode resultar em Síndrome do Pânico, Fobia Escolar e até depressão.

Na entrevista surge uma pergunta sobre como algumas pessoas conseguiram superar o bullying. A resposta de Ana Beatriz é muito interessante, pois ela faz uma comparação entre o comportamento humano e algo chamado resiliência. O exemplo que ela usa é que: quando puxamos um elástico e o soltamos, ele acumula energia e  volta com mais força. Ela também utiliza uma frase muito conhecida: “o que não me mata, me fortalece”.  Desta forma, muitas pessoas tem a capacidade de transformar esta mágoa em algo positivo, utilizando-se da força para depositar em algo que faça bem para ela.

Sofrem bullying todos aqueles que são diferentes dos padrões ou resolvem fazer as coisas de forma diferente do que é estabelecido para uma determinada época.

O bullying é um fenômeno que ocorre tanto em escolas públicas, quanto em particulares, pois está realionado com a busca do poder.

Veja a matéria na íntegra em:

http://globonews.globo.com/videos/v/a-psiquiatra-ana-beatriz-barbosa-explica-o-que-e-e-como-lidar-com-o-bullying/1310927/#busca=educacao&page=2

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s